sexta-feira, 13 de abril de 2012


Desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza.



   Proteção ambiental, desenvolvimento econômico e inclusão social serão os pilares da Conferência Rio+20. O Brasil deverá aproveitar a oportunidade para demonstrar que é possível entrelaçar esses conceitos e transformá-los em realidade. 

Os projetos de inclusão social apresentados a seguir são apenas amostras de algumas das inúmeras iniciativas comunitárias que promovem bem-estar social com sustentabilidade, patrocinadas por órgãos públicos e privados. Os critérios de seleção partem da experiência acumulada por entidades públicas, através de concursos periódicos, que buscam dar visibilidade a iniciativas exitosas de inclusão social, passíveis de serem replicadas em outras áreas do país. Tais projetos partem do plano local para o nacional.

De outra perspectiva, no plano do macro planejamento, o Governo brasileiro promove políticas de inclusão a partir da coordenação de ações entre vários Ministérios. Essa estratégia está condensada no Programa “Brasil sem Miséria”, sucessor do Programa “Fome Zero”.

No que depender da presidenta Dilma Rousseff, o objetivo da  Rio+20 será enfatizar como alternativa mundial o desenvolvimento da  economia verde por meio de incentivos à melhoria da qualidade de vida das populações, erradicando a pobreza e estimulando a sustentabilidade. Determinada a defender essa alternativa, a presidenta passou a associar os programas de transferência de renda adotados no Brasil e os números positivos da economia nacional.

Uma das preocupações do governo brasileiro é incluir essa determinação no documento final, no qual estarão definidas as metas de desenvolvimento sustentável para as próximas duas décadas e que serão adotadas por todos os participantes da Rio+20.  A ideia é aprovar um documento como o definido pelas Nações Unidas, em 2000, quando foram estabelecidas as Metas do Milênio.

No documento Metas do Milênio, da Organização das Nações Unidas (ONU), os objetivos se concentraram em oito pilares: fim da fome e da pobreza, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das grávidas, combate à aids e à malária, o respeito ao meio ambiente e incentivo ao trabalho pelo desenvolvimento.

Projeto Coleta de Orgânicos com Eco cidadania. 

O Programa Alimentar - A Coleta de Orgânicos com Eco cidadania integra o Banco de Alimentos. É uma proposta de combate à fome e ao desperdício diferenciado, ousada e pioneira no Brasil. Consiste num sistema de coleta, processamento e distribuição de alimentos perecíveis, próprios para o consumo humano, que por algum motivo não foram comercializados em supermercados e sacolões.


Projeto Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis

A prática Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis, tem por objetivo diminuir o impacto do lixo sobre o meio ambiente, proporcionar a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade ambiental, promovendo a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, com geração de emprego e renda.





http://www.rio20.gov.br/search?Subject%3Alist=Sustentabilidade


Existe um site onde exemplifica muito bem os 8 jeitos de mudar o mundo e sobre o voluntariado e os objetivos do milênio da ONU.

http://www.objetivosdomilenio.org.br/objetivos/












Nenhum comentário:

Postar um comentário