Criação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Protesto em Johanesburgo, durante a Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2002: pressão por agenda social |
O que está em jogo: Orientar e estimular os esforços nacionais e internacionais para o estabelecimento de compromissos de caráter universal, que possam ser aplicados por países desenvolvidos, em desenvolvimento e emergentes. Os temas por trás de cada ODS ainda não foram escolhidos oficialmente, mas sabe-se que energia e produção e consumo estarão na lista.
Quem lidera: Colômbia, com forte endosso do Brasil e do Reino Unido. Muitos países preferem não escolher os temas antes da Rio+20; outros – como o Brasil – discutem a idéia de escolher os temas durante a conferência. O Japão vai além e defende a inclusão do conceito de “segurança humana” nos ODS. O que é preocupação comum a todos e que ainda demanda clareza por parte dos que defendem a criação dos ODS é de ordem prática: em que medida bateriam de frente com os Objetivos do Milênio, lançados em 2002 e com plano de metas para 2015?
muito boa a postagem, coloca em cheque o que fazer para o desenvolvimento sustentável começar realmente a ter as mudanças necessárias para mudar o nosso planta, entre os países participantes. Parabéns.
ResponderExcluirRodrigo Marinho de Menezes
A00070
Gostamos muito dessa postagem, pois discute sobre temas que disrespeito a vida sustentável, mas que leva em consideração a segurança do homem também, além de pensar que todas as propostas devem ser discutidas pensando nos interesses de todos.
ResponderExcluirAs idéias são execelentes e os objetivos também,notamos que muitos interesses serão decididos depois da conferência,pois cada país tem assuntos interligados a serem tratados.Esperamos que os resultados sejam satisfatórios para todos, não somente a consientização,mais também o entendimento para a prática destes.
ResponderExcluirElisangela Ferreira / R00011.